top of page

O Papel dos Profissionais

Medical Team_edited.jpg

Nutricionista

Acompanhamento nutricional

A educação nutricional é um processo contínuo e tem como objetivos: adesão ao plano alimentar prescrito; independência quanto a trocas alimentares; atitudes e decisões em situações não rotineiras e conscientização da influência das escolhas alimentares no controle glicêmico e na prevenção de complicações agudas e crônicas, sendo considerada uma estratégia que confere melhor qualidade de vida e redução de custos institucionais (SBD, 2015).

Psicólogo

Acompanhamento psicológico

A ABAD entende que é necessário considerar a importância dos fatores emocionais em indivíduos que convivem com doenças crônicas como o diabetes, sendo o psicólogo responsável por oferecer suporte emocional e treino em estratégias de enfrentamento da doença.

Educador em Diabetes

Acompanhamento com educador em diabetes

O educador em diabetes tem um papel ativo na transformação do educando em sujeito da sua trajetória de autocuidado, o paciente bem educado em relação à doença tem maior adesão ao tratamento e qualidade de vida, desta forma faz-se necessário um profissional que ofereça consultas informativas sobre o diabetes e acompanhamento do controle, observando diários de glicemia, alimentação, frequência em atividades físicas e retirando dúvidas que podem surgir durante o dia-a-dia do paciente.

Endocrinologista

Acompanhamento com endocrinologista

O endocrinologista é o médico que cuida dos transtornos das glândulas endócrinas. As glândulas endócrinas são órgãos que secretam substâncias no sangue, conhecidas como hormônios.
O diabetes é causado por um transtorno hormonal, ou seja, deficiência da ação da insulina ou ausência dela, com isto, o papel do endócrino torna-se indispensável no tratamento da pessoa com diabetes.

bottom of page